De certo modo quando pensamos em inteligência artificial e as suas aplicações, nos vem a cabeça ideias futuristas muito distantes da nossa realidade. Contudo, ela está muito mais presente na nossa vida do que poderíamos imaginar. Desde a assistente de voz até a seleção e organização de fotos no nosso celular.
Assim sendo, cada vez mais a inteligência artificial vai tomando o seu espaço na nossa sociedade e no futuro estará presente ainda mais no nosso dia a dia. Por esse motivo, a inteligência artificial consiste no futuro da indústria automobilística, desde a produção até a aplicações de última geração.
A inteligência artificial fará com que conduzir um veículo seja mais fácil
Para falar das aplicações da inteligência artificial na indústria automobilística é impossível não pensar que a maneira que dirigimos será igual. Em outras palavras ela servirá como uma guia especializada e atenta a todos os detalhes na hora que estivermos conduzindo. Nesse sentido, poderemos escolher dois tipos de condução: com assistência dirigida ou automática.
Embora a assistência dirigida já seja uma realidade, ainda faltam alguns anos de avanço tecnológico para poder chegar ao nível de excelência desejada. Ou seja, nela a inteligência artificial será como um copiloto inteligente capaz de traçar a rota mais adequada, além de estar alerta para os possíveis riscos durante a condução.
Já na condução automática, a inteligência artificial terá um controle autônomo da condução desde o início até o momento de estacionar. Desse modo, são muitas empresas que investem nessa tecnologia para que seus veículos sejam completamente autônomos. Assim, gigantes da tecnologia como a Tesla e a Google são as pioneiras desse nova realidade dos carros do futuro.
Inteligência artificial servirá como um monitor e excelente guia
De acordo com o que já foi mencionado nesse artigo, a inteligência artificial estará ainda mais presente nos carros do futuro. Ou seja, ela monitorará a maneira que conduzimos e estará presente para dar opiniões e nos guiar nos piores casos. Além do mais, essa tecnologia também servirá para aprimorar os sistemas de segurança do nosso veículo.
Em outras palavras, com um software capaz de saber qual condutor está conduzindo a inteligência artificial será capaz a cada estilo de condução. Como também servirá como uma maneira de bloquear o sistema no caso de não identificar o condutor. Porém, a parte mais interessante desse novo sistema será na hora de monitorar a condução. Dessa forma, através de câmeras, sensores e dispositivos de segurança a condução assistida será um dos motivos para a redução dos acidentes automobilísticos.
Na hora de fabricar os veículos
Da mesma maneira que os carros estarão compostos cada vez mais com alta tecnologia a sua produção também. Isso porque para esse tipo de produção será requerida uma precisão perfeita de alta performance produtiva.
Ademais da inteligência artificial, a utilização de robôs na produção não é uma novidade e um fato interessante consiste no poder de adaptação dessas máquinas. Ou seja, elas são sensíveis a presença de humano e se adaptam ao seu ritmo e posição evitando acidentes. Em suma, embora essa ciência ainda está se desenvolvendo, ela já está presente em muitos setores da indústria, incluindo a indústria automobilística.