Se você quer adquirir um automóvel mas não tem o valor integral à sua disposição, talvez um financiamento seja uma opção a se pensar. A maioria das pessoas, infelizmente, não possui o valor necessário para comprar um carro, uma casa ou qualquer objeto móvel ou imóvel de um valor mais elevado, por isso mesmo surgem alternativas como empréstimos ou financiamentos, justamente para que o fato de não ter o valor suficiente, não seja um impedimento para a realização e concretização de um sonho.
O financiamento nada mais é do que a solicitação de um crédito à uma instituição financeira como por exemplo um banco. A formalização do financiamento se dá quando a instituição financeira autoriza a liberação do valor solicitado, ficando o solicitante comprometido a pagar o valor total através de parcelas periódicas. Essas parcelas corresponderão ao valor total da dívida com o acréscimo de taxas e juros. Por isso é fundamental estar muito atento ao valor final para saber se o financiamente valerá a pena ou não.
Quais são as possibilidades de financiamento de um automóvel?
Dentre as várias opções disponíveis no mercado as mais comuns são:
- Leasing: tipo de contrato onde o consumidor tem a posse do bem, mas o registro de propriedade estará em nome da instituição financeira até que as prestações terminem, nesse momento, o bem passa a ser propiedade do consumidor.
- Consórcio: é uma opção viável para quem não está com pressa de adquirir o seu veículo. Trata-se de um grupo, geralmente organizado por uma empresa, de compradores que efetuam o pagamento de parcelas periódicas. São realizados sorteios, normalmente mensais, e quando o sorteado do mês terá à disposição o dinheiro para a compra do veículo. Fique atento as taxas de juros.
- Crédito direto ao consumidor: é o empréstimo realizado com um banco, onde o comprador tem a posse do bem mas este não pode ser obejto de nenhuma negociação, até que termine de pagar todas as parcelas. Nessa modalidade as taxas de juros são negociadas e fixadas no início do contrato, não podendo sofrer alterações.
Variáveis econômicas que influenciam no momento de financiar
A primeira coisa a se fazer é procurar o seu banco e verificar quais são as opções de financiamento oferecidas. Em seguida, faça uma pesquisa de mercado, assim poderá tentar negociar com o seu gerente. É possível encontrar diversos tipos de financiamentos em diferentes instituições e ainda fazer uma simulação online para saber quais são as melhores condições de financiamento.
Em qualquer que seja o tipo de financiamento que queira fazer, é importante estar ciente de que existem uma série de variáveis que irão afetar diretamente no valor total que pagará ao final do contrato. É uma das coisas mais importantes a se ter em conta quando estiver procurando adquirir um bem através de um financiamento ou empréstimo. Tendo ciência de todas as condições, verifique os cálculos para ter certeza de que no final, escolherá a alternativa melhor e também a mais viável. Fique bem atento as taxas de juros, outros tipos de taxas cobradas e a multa, que não pode ultrapassar 2% do valor anual total do débito e 1% do valor mensal das pestações.
Vantagens e inconvenientes das instituições financeiras
Ainda que você já tenha claro qual o melhor tipo de financiamento para o seu bolso, é fundamental que também esteja ciente existem algumas alterações que podem fazer com que o valor total pago ao final seja maior do que o calculado, por isso mesmo, analise todos os prós e contras de cada opção. Algumas das vantagens e desvantagens de se optar por uma instituição financeira.
Vantagens:
- Oferecem facilidade, comodidade e rapidez.
- Geralmente é mais fácil conseguir o empréstimo, sem tantas exigâncias, do que em um banco.
- Algumas oferecem a possibilidade de entragar o veículo antigo com o desconto do valor de mercado.
Desvantagens:
- Geralmente é necessário antecipar uma parte do valor.
- Pode vir condicionado a contratação de seguro com alguma companhia específica.
- Um bem de valor baixo pode não ser autorizado.
- Os serviços de pós-venda, não costumam ser muito eficientes, sendo muitas vezes difícil contatar para esclarecer dúvidas.
É melhor um empréstimo pessoal para comprar o seu carro?
O empréstimo pessoal é um tipo de serviço financeiro onde o consumidor recebe um valor que deverá ser devolvido mediante o pagamento de parcelas durante um tempo predeterminado, podendo o banco pedir alguma garantia de pagamento em troca. A diferença entre essa modalidade e o financiamento é o destino do dinheiro, que no financiamento terá uma destinação específica, contratualmente estipulada.
Geralmente o valor do financiamento é bem maior do que o do empréstimo, o que influencia diretamente no valor das taxas de jusros que serão cobradas. Essas também serão diferentes e variam de acordo com o valor e com o bem dado em garantia. Você pode dividir as parcelas em até 60 meses ou mais, no cartão de crédito, dependendo do valor.
Para saber se o empréstimo pessoal é a melhor opção para você, trace seus objetivos e faça um planejamento financeiro, onde terá em conta: o valor que necessitará; o bem que quer adquirir; a necessidade do crétido a curto, médio e longo prazo, bem como o tempo necessário para pagamento das parcelas, de acordo com a sua renda mensal. A correta análise de todos esse fatores poderá ajudar na hora na sua decisão.