O desenvolvimento tecnológico trouxe grandes inventos que ajudaram muito na melhoria da nossa qualidade de vida. Atualmente quase tudo se resolve com um clique, os novos dispositivos eletrônicos permitem fazer quase tudo com muito mais comodidade e velocidade. A variedade de eletrônicos e eletrodomésticos que usamos no nosso cotidiano é interminável e cada dia vêm surgindo mais e mais, com as mais diversas funções, tudo com o objetivo de otimizar as atividades do dia a dia. São essas as máquinas complexas ou compostas, de que vamos falar em nosso texto, todas originadas de máquinas simples.
As máquinas compostas tem esse nome porque se originam ou são formadas a partir de duas ou mais máquinas simples, quando essas são conectadas em série, se ativa uma das partes da máquina composta e os demais componentes trabalham de maneira coordenada, exercendo assim funções que, de maneira individual não ofereceriam.
Podem ser máquinas mecânicas, elétricas ou mistas.
Composição das máquinas compostas
São máquinas que trabalham por etapas e em coordenação, onde o conjunto de operadores irá trabalhar para que a finalidade específica do aparelho seja desenvolvida perfeitamente. Temos dois tipos de operadores:
- Mecânicos: são mecanismo que transformam força em movimento, como por exemplo, os eixos, a roda e as engrenagens.
- De energia: responsável pelo armazenamento de energia ou ainda da força, trnasformando-os para que o dispositivo se ative e desempenhe corretamente a sua finalidade específica, como por exemplo, as baterias, as molas e os motores.
Para entendermos a composição de uma máquina composta é importante ter uma noção do que é uma máquina simples. São muito menos complicadas de se utilizar e incluem alguns elementos como alavancas, rodas, cunha, engrenagens, polias, a junção desses e de outros elementos simples é o que vai criar uma máquina complexa. Seis é o número de máquinas simples que originam uma infinidade de máquinas compostas, quais sejam: plano inclinado, parafuso, alavanca, torno, polia e cunha.
Rodas, eixos ou engrenagens: operadores mecânicos nesse tipo de máquinas
Podemos definir os elementos dessa categoria:
- Roda: peça em forma de círculo que irá girar ao redor do eixo, individualmente é denominada como uma máquina simples, mas pode gerar uma infinidade de máquinas complexas, por isso mesmo é considerada um dos inventos mais importantes até os dias de hoje.
- Eixos: é o que vai conectar as rodas permitindo um movimento de circulação livre.
- Engrenagens: são constituídos de duas partes circulares e dentadas onde uma recebe a denominação de coroa e a outra de pinhão. O movimento e contato das rodas dentadas é o que vai permitir o movimento de circulação.
Quando esse tipo de máquina é usada gera muito atrito nas suas peças internas, o que leva ao desgaste com o passar dos anos e do uso, por isso mesmo, essas máquinas exigem cuidados especiais como a lubrificação e outros cuidados e reparos que só um profissional qualificado é capaz de fazer.
Motores e baterias: os operadores elétricos das máquinas compostas
Os motores e as baterias são os elementos de uma máquina complexa. As baterias elétricas ou também as pilhas podem ser fabricadas de diversos tamanhos, formatos e com diferentes capacidades de armazenamento de energia. É o local onde será acumulada e armazenada toda a energia, guardada para o uso posterior para o perfeito funcionamento da máquina. Podem ser usadas em fones de ouvido, relógios, celulares, jogos. Nas versões maiores podem ser usadas nos carros, computadores, centrais telefônicas, etc.
Os motores são os responsáveis por transformar um tipo de energia em outro, ou seja, de uma energia podem surgir outros tipos, que sejam capazes de realizar as atividades e funções através dos seus elementos e mecanismos internos, garantindo assim o perfeito funcionamento e cumprimento da sua função. O motor é o que vai produzir e garantir o movimento, podem ser elétricos, a combustível ou ainda a vapor.
Exemplos de máquinas compostas
Praticamente qualquer aparato que tem um mecanismo um pouco mais complexo é considerado uma máquina composta ou complexa. Pode ser desde um dispositivo pequeno como um relógio por exemplo até um barco ou uma máquina aeroespacial. Tendo isso em vista, o grau de complexidade também será diferente em cada um.
Existem uma grande diversidade de máquinas compostas que estão a nossa disposição no auxílio das nossas tarefas e atividades diárias. Podemos citar uma variedade de exemplos como: o carrinho de mão (nada mais é do que a combinação de uma alavanca, com uma roda e um eixo), a tesoura (é a junção de duas alavancas cortantes), a bicicleta, o guindaste, o abridor de latas, o carro, a turbina, o trator, a máquina de lavar roupas, o grampeador, o cortador de grama, etc. São tantos os tipos e com tantas possibilidades de funções que a lista se extenderia quase que infinitamente.