Atualmente a tecnologia dita as regras do progresso da nossa sociedade e podemos encontrar muitas consequências desse avanço na indústria automobilística. Desse modo, muitos países estipularam datas para concretar uma mudança radical na produção de novos veículos: os carros elétricos.
Apesar do motor elétrico ser indubitavelmente a melhor alternativa real comparada ao motor de combustão, poucas pessoas sabem como funciona um motor elétrico. Além de ser uma alternativa mais eficiente, o motor elétrico também polui muito menos que os motores de combustão.
Quais são as vantagens de um carro elétrico?
Decerto os carros elétricos necessitam de menos peças móveis para poder funcionar, possuindo um mecanismo mais simples e confiável. Ou seja, um motor elétrico não necessita de um sistema de refrigeração convencional, muito menos de lubricamento para as peças móveis.
Ademais, vários motivos fazem com que esses carros não produzam calor excessivo para necessitar de um sistema de refrigeração. Nesse sentido os elementos de um carro elétrico não necessitam dos sistemas convencionais para preservar as suas peças. Assim sendo o usuário apenas deverá se preocupar com o líquido dos freios e o reservatório de limpa-vidros.
As diferenças entre um motor elétrico e um motor de combustão
Ao abrir o capô de um carro elétrico a aparência no princípio será muito similar ao carro com motor de combustão convencional. Em contrapartida, quando acendemos o carro, ao contrário dos motores de combustão, os motores elétricos não emitem nenhum ruído, calor e odor.
Ademais, em um veículo elétrico é totalmente perceptível a fluidez e suavidade na hora de dirigir. Em suma, a facilidade e a rápida resposta desse tipo de motor definem um carro elétrico comparado aos veículos tradicionais. Em outras palavras, um motor elétrico consiste em uma série de mecanismos muito mais simples que um carro de combustão.
Como funcionam os motores elétricos?
De fato o sistema de funcionamento de um motor elétrico é completamente distinto de um motor de combustão. Contudo os dois funcionam de acordo com um mesmo princípio: a transformação da energia. Nesse sentido, um motor elétrico transforma a energia elétrica em energia cinética, diferentemente do de combustão que faz o mesmo processo, porém com energia térmica.
Assim sendo, dentro de um motor elétrico padrão, encontramos o componente estático do motor conhecido como estator. Como também diferentes filamentos pelos quais passam a corrente elétrica, desenvolvendo um campo eletromagnético que rotaciona no interior do estator. Já no centro encontramos um rotor, sendo a parte móvel que contém um campo eletromagnético fixo e que por meio de engrenagens executa o movimento das rodas.
O meio ambiente e os carros elétricos
Ainda mais que a indústria automobilística ainda resista a ideia de produzir carros elétricos, finalmente eles são considerados a tecnologia do futuro. Embora hoje em dia, esse veículo se torna cada dia mais presente no mercado.
Contudo, esse fenômeno de transição tecnológica possuiu um enorme benefício para o planeta e o meio ambiente de forma geral. Ou seja, os carros elétricos não emitem nenhum tipo de gases poluentes, reduzindo consideravelmente a pegada de carbono.