Apesar das academias terem sobrevivido uma transformação quase completa nos últimos anos, algumas modalidades ainda sobrevivem. Ou seja, as academias agora são centros multidisciplinares que oferecem um grande variedade de tipos de atividade e exercícios físicos. Porém, o spinning continua sendo uma das aulas mais frequentadas.
Provavelmente, uma das chaves do seu sucesso se deve por que o spinning não se assemelha a outra forma similar de treinar. Em contrapartida o spinning é uma excelente a atividade complementária para desenvolver a parte aeróbica e resistência nos treinamentos. Em suma, o spinning segue ainda conquistando novos adeptos especialmente pelos benefícios.
O que é o spinning?
Em poucas palavras o spinning pode ser considerado como um trabalho aeróbico realizado sobre uma máquina que reproduz o movimento que executaríamos em uma bicicleta. Em outras palavras o spinning é uma atividade física praticada normalmente indoor em uma bicicleta fixa, com a presença de um instrutor. Uma sessão de spinning tem a duração de aproximadamente uma hora e que conta com a música como um interessante elemento motivacional.
Nesse sentido, a atividade consiste em pedalar ao ritmo da música, trabalhando diversas intensidades, cadências e mudanças de ritmo. Por essa razão e por todos os benefícios adquiridos como treinamento do spinning, ela é uma das atividades mais famosos nas academias. Também pela sua intensidade aeróbica ela é uma excelente atividade para as pessoas que buscam perder peso.
Spinning para perder peso
O spinning parece ser a atividade perfeita e destinada para as pessoas que buscam uma academia para perder peso. Decerto o spinning serve para controlar o peso e ainda por cima trabalha tão bem ou até melhor que outras atividades cardiovasculares.
Embora exista muitos mitos que falam sobre essa modalidade de esporte, muitos deles infundados cientificamente, o spinning é a atividade física por excelência para perder peso. Talvez pelo seu reduzido impacto as articulações ou pela capacidade de se adaptar a qualquer faixa etária. Todas essas qualidades fazem com que o spinning seja uma atividade física completa, trabalhando desde a respiração até a tonicidade dos músculos.
Quantas calorias podemos perder em uma sessão de spinning?
Sem sombra de dúvidas o spinning é uma atividade aeróbica que consome uma grande quantidade de calorias. Desse modo, em função da intensidade e duração o praticante poderá chegar a consumir até 600 quilocalorias em mulheres e até 1000 em homens. Ou seja, a partir do ponto de vista de outras atividades com similar configuração o spinning tem um gasto calórico dificilmente atingido em outras atividades físicas.
Assim sendo para poder estimar o gasto calórico se recomenda utilizar algum tipo de medidos das pulsações, seja um pulsômetro ou medidor de frequência cardíaca. Com essa informação é possível configurar um treinamento perfeito e personalizado. Além de ser uma excelente atividade física para perder peso, também serve como um excelente purificador do nosso organismo. Isso por que através da sudorese eliminamos uma importante quantidade d e toxinas contribuindo também para a redução da gordura localizada.
Benefícios do spinning
Agora, sem mencionar outra vez que o spinning é uma incrível ferramenta para as pessoas que querem perder peso, essa atividade conta com uma incrível variedade de benefícios. Porém, todos os benefícios que se pode usufruir de praticar atividade física, necessariamente deverá estar conectado com hábitos de vida saudáveis.
Em suma, o spinning é uma atividade altamente recomendada para inciantes, já que existe um muito baixo risco de lesão se praticada da forma correta. Além disso, o spinning é perfeito para poder desestressar e transformar toda a ansiedade acumulada da semana em suor. Também melhora a resistência e a capacidade aeróbica e anaeróbica. Ou seja, para os iniciantes poucas sessões serão suficiente para notar uma melhoria na resistência física.