triatlo-2

Três modalidades esportivas em uma, o triatlo é um esporte que mistura natação, ciclismo e corrida na mesma competição, uma atividade que exige muita disciplina, dedicação e resistência. Embora chegar a ser un triatleta profissional é para poucos, qualquer um que tenha um treinamento adequado pode participar de uma competição na categoria amadores.

É um esporte para quem quer manter o corpo em forma, devido ao alto gasto calórico é possível estar em dia com o peso e em paz com a balança. Como é uma prática que ativa o metabolismo, isso significa que o consumo energéticoé muito maior. Atenção, para praticar esse esporte é muito importante consultar um médico antes, tendo em vista que é uma atividade que exige muito do coração, por isso mesmo estar com a saúde em dia é fundamental. É importante também começar gradativamente, tendo em conta as condições físicas de cada um.

triatlo

Como se originou esse esporte?

Não se sabe exatamente a origem real dessa prática esportiva, há uma versão de que foi o triatlo foi criado em 1.970, no Estados Unidos, era praticado por militares nos treinamentos para combates; outras que afirmam que foi em 1.974, na cidade de San Diego em um Clube de atletismo, dentre outras versões. O certo é que foi no início dos anos 70, nos Estados Unidos. Alguns anos depois passou a ser considerado um esporte. A primeira competição oficial foi no Havaí, em 1.978, e foi chamada de Ironman. Tamanho foi o sucesso que até hoje é a competição mais conhecida dentro desse esporte.

Os anos 80 trouxeram mais notoriedade e popularização do triatlo, surgindo mais competições e ganhando mais adeptos. O primerio campeonato mundial foi na França em 1.989. Em 2000 foi incluído na Olimpíada de Sidney. No Brasil, esse esporte chegou por volta do ano de 1.981 e desde então vem ganhando fama e mais adeptos, já sendo possível até assistir algumas provas na televisão.

Tipos de Triatlo existentes

Ao longo dos anos esse esporte sofreu algumas alterações, mantendo no entanto os três pilares: natação, ciclismo e corrida. Alguns dos tipos de triatlo existentes:

  • Triatlo clássico ou olímpico: 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 Km de corrida.
  • Ironman: 180 km de bicicleta, 3.800m nadando e 42 Km correndo.
  • Ironkid: entre 200 a 500 metros de natação, de 5 a 15 km de ciclismo e entre 1 a 5 km de corrida.
  • Sprint: 750m nadando, 10 km ciclismo e 5 Km correndo.
  • Super Sprint: 400 metros de natação, 10 Km pedalando e 2,5 de corrida.
  • Paratriatlo: modalidade para os atletas paralímpicos.
  • Duátlon: 10 km correndo, 40 km de ciclismo e 5 Km de corrida.

Os três tipos de provas tradicionalmente disputadas no Brasil são: o short triatlo(indicado para os iniciantes), o triatlo olímpico(1.500m de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida) e Ironman.

triatlo-3

Benefícios na hora de praticar o triatlo

Como várias outras práticas esportivas, a prática do triátlon também proporciona uma infinidade de benefícios para a saúde. Os resultados trazem benefícios não somente para o corpo mas também para a mente, já que além de fortalecer a musculatura, ainda ajuda no processo de liberação de adrenalina e endorfina.

Dentre as inúmeras vantagens de se praticar esse esporte podemos citar: ajuda na prevenção do diabetes tipo 2 e artrite; auxilia na melhor circulação sanguínea, uma vez que aumenta a atividade cardíaca; combate o estresse e a ansiedade; ajuda na perda de peso e previne a obesidade; melhora do sistema respiratório; previne doenças crônica como o diabetes, hipertensão e colesterol; diminui a possibilidade de sofrer de osteoporose; combate à depressão, diminui as chances de sofremos de doenças cardiovasculares e além de tudo isso, todas essas mudanças e melhorias notáveis no corpo, ajudam a melhorar a autoestima claro.

Conselhos para se converter em um triatleta

O primeiro passo para aqueles que querem começar a praticar esse esporte é sem dúvida, procurar assistência médica e fazer uma avaliação das suas condições físicas, a realização de todos os testes e exames é muito importante para garantir todos os benefícios que essa atividade pode te oferecer e praticar de forma segura.

Uma vez confirmado que você está com a saúde em dia e que não há problemas que te impeçam de praticar esse esporte é hora de comprar os equipamentos necessários: um tênis específico para corrida, uma bicicleta apropriada, todos os equipamentos de segurança, as roupas específicas para cada modalidade como a de natação por exemplo, não é um esporte barato.

Você vai precisar também de um treinador que vai te orientar em todos os aspectos do treinamento, é ele quem vai fazer um programa personalizado e de acordo com suas características físicas. Preparar e manter o condicionamento físico é fundamental nesse esporte.